Como foi a festa nos 100 anos da Vila Belmiro?
Em comemoração aos 100 anos de Vila Belmiro, o Santos realizou uma grande festa em seu estádio para comemorar a data no dia 8 de outubro de 2016. O Peixe enfrentou o Benfica em um amistoso que também marcou a despedida oficial do ex-lateral-esquerdo Léo dos gramados.
A comemoração começou com diversas apresentações, entre elas de grupos folclóricos portugueses, em homenagem ao time convidado. A escolha do Benfica foi por vários motivos: o primeiro, é que a equipe lusitana foi adversária do Peixe em uma de suas maiores conquistas, a Copa Intercontinental de 1962.
A segunda, é porque o lateral-esquerdo Léo, homenageado na partida, jogou boa parte de sua carreira pelo Benfica. Em jogo que terminou empatado em 1 a 1, quem abriu o placar foram os portugueses, no segundo tempo. Quem marcou o tento do time visitante foi o argentino Sálvio, de pênalti. O Santos empatou no fim da partida, com o zagueiro Fabián Noguera de cabeça.
O confronto ficou marcado por uma discussão entre o lateral do Santos, Victor Ferraz, e o zagueiro do Benfica, Luizão. Os dois se estranharam após uma entrada dura de Cervi no volante Renato, que foi substituído em seguida. Ídolo do clube e já aposentado na época, o meia Giovanni entrou na partida para participar da homenagem.
Relembre a escalação das equipes no jogo festivo:
Santos: Vanderlei (John Victor/João Paulo), Victor Ferraz (Daniel Guedes), David Braz (Lucas Veríssimo), Luiz Felipe (Fabián Noguera) e Zeca (Caju); Thiago Maia (Léo Cittadini/Fernando Medeiros), Renato (Yuri/Matheus Oliveira), Jean Mota (Paulinho/Joel), Elano (Vecchio/Walterson) e Copete (Rafael Longuine); Ricardo Oliveira (Giovanni/Rodrigão/Léo) – Técnico: Dorival Júnior.
Benfica: Ederson; André Almeida (Alan Benitez), Lisandro López (Rúben Dias), Luisão e Eliseu; Celis, Danilo e Cervi; Luka Jovic (José Gomes), Salvio e Carillo (Léo/Diogo Gonçalves) – Técnico: Rui Vitória.